Para a tristeza dos donos de um PlayStation 4, a Sony já havia anunciado que não tinha intenções de trabalhar com a retrocompatibilidade de títulos do PlayStation 3. Até mesmo um comercial do Xbox One, ao estilo daquele que a empresa japonesa havia publicado durante o período da E3 2013, tirou sarro da ausência dessa funcionalidade. Porém, parece que as coisas não vão ser bem assim. Como havíamos comentado, o PS4 vai sim ter retrocompatibilidade. Mas apenas com o PlayStation 2.
Ao site Wired, a Sony confirmou que está se esforçando para reviver a lenda: "Nós estamos trabalhando na utilização da tecnologia de emulação do PS2 para trazer os games desse console para a geração atual", disse a empresa em uma mensagem. Contudo, isso foi tudo o que foi dito a respeito dessa possibilidade.

Lançado oficialmente no ano de 2000, o PS2 foi descontinuado treze anos depois vendendo aproximadamente 155 milhões de unidades ao redor do globo. Na época, seus principais concorrentes eram o Dreamcast, o GameCube e o Xbox, e títulos como Grand Theft Auto: San Andreas, Final Fantasy X, God of War e Gran Turismo 4 marcaram essa época.

Vai demorar?

Para os que se animaram com essa possibilidade, é bom dizer que provavelmente já estejamos experimentando a retrocompatibilidade do PS4 com os títulos do PS2. De acordo com o canal DigitalFoundry, o bundle de Star Wars Battlefront para o console da Sony – que acompanha os jogos Star Wars: Jedi Starfighter, Star Wars: Racer Revenge, e Star Wars: Bounty Hunter, todos do PS2 – já executa um tipo de emulador para o antigo video game da empresa.
Os títulos do PS2 têm suporte aos troféus e todos rodam apresentando uma melhoria significativa em suas texturas e exibição de quadros por segundos. Alguns argumentos que reforçam a execução de um emulador – e não a presença de um trabalho de remasterização, como alguns poderiam pensar – é a tradicional inicialização do antigo console da Sony e a presença de um sistema que simula os Memory Cards para guardar informações dos jogos.
Quando questionada sobre o suporte ao jogos no formato físico – assim como acontece entre o Xbox One e Xbox 360 –, a Sony preferiu não comentar.