quarta-feira, 11 de junho de 2014

PS4, conferência da Sony foca nos estúdios latino-americanos

Para quem acompanhou a conferência da Sony da América Latina na esperança de ver o aguardado anúncio de corte de preço no valor nacional do PlayStation 4, a decepção. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa evita tocar no assunto. Tanto que o presidente da companhia na região, Mark Stanley, não só evitou trazer assuntos que lembrassem o famigerado “PS4mil” como se focou em conteúdos relevantes para a região que vão além desta questão.
É claro que todos perceberam os esforços para jogar tudo isso embaixo do tapete. No entanto, o que nos foi dado em troca foi tão bom que nos permitiu, ao menos por alguns instantes, esquecer este pesado problema que atinge nossos bolsos.
Reforçando o compromisso de apoiar a produção de jogos na América Latina, a Sony revelou um projeto de encubação que permitiu que três estúdios locais desenvolverem jogos para os consoles da linha PlayStation. E, contrariando todas as expectativas, esses títulos foram os grandes destaques da noite.

Da nossa terra

Tudo bem que a apresentação começou um pouco estranha. Stanley comentou as particularidades dos países da América do Sul e Central, como índice de felicidade, cultura jovem e até mesmo a existência de um Papa argentino e usou tudo isso como gancho para explicar porque a Sony está tão interessada em fomentar este mercado.

E, apesar da justificativa bastante estranha, o resultado final convence. A Sony apresentou alguns dos projetos nascidos dessa iniciativa e conquistou muitos dos presentes. A equatoriana Freaky Creations foi a primeira a deixar todo mundo apaixonado com o cativante To Leave, sendo seguida da costarriquenha GreenLava, responsável por FenixRage, e pela chilena IguaneBee, cujo game Monsterbag parece bastante promissor, seja pela incitava quanto por seu visual todo artístico.
E, por mais que isso esteja longe de ser a novidade que muitos esperavam encontrar, ver uma companhia do porte da Sony abraçar desenvolvedoras pequenas representa não apenas a possibilidade de crescimento para os responsáveis por cada projeto, mas também em uma valorização pelo trabalho que é feito por aqui. Todos os títulos apresentados se destacaram por sua criatividade, provando que é possível trazer coisa de qualidade fora do eixo Estados Unidos, Japão e Europa.

E o que mais?

E o restante da conferência se resumiu a mais bundles dos consoles da Sony para a região, alguns conteúdos dedicados aos países latinos – como os DLCs temáticos para LittleBigPlanet – e a uma série de trailers de demonstrações de jogabilidade que já vimos em outras oportunidades.

De relevante, a Sony anunciou a entrada de mais de 10 jogos à linha Favoritos do PS3. Assim, títulos como The Walking Dead, Devil May Cry HD e Valkyria Chronicles passam a custar menos a partir do dia 1º de setembro.
Além disso, a empresa aproveitou o fato de estarmos na véspera da abertura da Copa do Mundo para trazer algumas novidades aos fãs da série FIFA. O produtor do novo game da EA, Sebastian Enrique, subiu ao palco com o uniforme da seleção argentina e apresentou um novo trailer de FIFA 15, listando algumas das novidades de jogabilidade que podemos esperar do game. Inteligência emocional e um sistema de física aprimorado são apenas alguns exemplos disso.

Reprise

Até aí, tudo ia muito bem. Só que a coisa desandou de vez quando Mark Stanley decidiu comentar dos grandes lançamentos planejados para o PS4. O que tinha tudo para ser uma parcela interessante da conferência se transformou em uma sequência de conteúdos reciclados, reprisando trailers e anúncios apresentados em outras oportunidades, incluindo algumas que tinham sido exibidas pela empresa no dia anterior.
por aqui. O diferencial? Legendas em espanhol. Também tivemos a mesma demonstração de LittleBigPlanet 3 sendo exibida mais uma vez, com a diferença de que ela serviu para mostrar as novas roupas dos personagens.
Nem mesmo o gameplay de The Order: 1886, que deveria ser o ponto alto da noite, salvou. Isso porque a participação de seu diretor-criativo, Ru Weerasuriya, foi bastante apagada e as cenas apresentadas são as mesmas que muitos jornalistas já tinham visto na demo disponibilizado aqui na E3. Na verdade, a própria Ready at Dawn já tinha exibido aquele trecho em específico em uma transmissão no Twitch, o que serviu apenas para reforçar que todo o conteúdo visto foi requentado.
Para não dizer que tudo está perdido, tivemos o anúncio de uma nova armadura exclusiva do PlayStation para os jogadores de Diablo III: Reaper of Souls inspirada em Shadow of the Colossus e a utilização de cenários reais do Chile para a composição dos cenários de DriveClub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário